sexta-feira, 16 de agosto de 2013


Falando de trova....

            Onde se fala em poesia há lugar para a trova, aqueles quatro versinhos setessilábicos que têm a virtude de, em doses homeopáticas, acalentarem nossa alma.....  Em pouco espaço se diz tudo.... e há trovas lindas, inesquecíveis, que por mais que passe o tempo, vão se perpetuando na memória como um pedacinho rimado de lembrança...

            Neste  meu espaço elas serão as vírgulas que permearão poesias, comentários, crônicas....

            E há tantos autores bons!... difícil é escolher algum para começar...

            Mas não importa a ordem em que forem publicados. O que importa mesmo é  que, gradualmente, todos terão seu espaço para espalhar esse cadinho de ternura pelo mundo....

            Lembro-me de uma trovadora fantástica, chamada Nydia Yaggi Martins,que deixou sua marca num concurso em que o tema era “mulher”:

                        No dia em que tu quiseres

                        ser meu senhor e meu rei

                        serei todas as mulheres

                        na mulher que te darei.

            O memorável trovador Waldir Neves também deixou sua marca em muitas trovas. Destaco uma:

                        perguntou-me à despedida:

                        - quem sabe é melhor assim?...

                        e uma lágrima incontida

                        deu-lhe a resposta por mim...

            A fonte é inesgotável  e eu poderia passar aqui horas a fio destacando joias da nossa trova.

            Mas de  todo grande prazer é melhor desfrutar vagarosamente...  para não  empanturrar... para deixar um gostinho de quero mais....
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário