quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014


METAMORFOSE

 

Fui gaivota...

            E voei sonhos brancos

                        na azulejada transparência do infinito

                                   diluindo arabescos

                                               na fluidez volátil do horizonte...

                                                          

E fui as ondas...

            Vaguei com calma

                        sobre profundezas que ousei sondar,

                                    e me lancei, selvagem,

                                                sobre as pontiagudas pedras e recifes

                                                           que feriram meu caminho sinuoso...

                       

E fui o céu...

            Amanheci auroras

                        garimpando brilho nas nuances douradas

                                    ou galopei luares iluminados

                                                vencendo distâncias...

 

E fui a chuva...

            Curvei-me oblíqua sobre a terra

                        fundindo-me, lacrimosa, na vertigem dos oceanos,

                                   fecundando o solo virgem das paragens desérticas,

                                               chorando nas vidraças das civilizações,

                                                           ou transmudando-me em nuvem

                                                                      no eterno ciclo vital da natureza...

Eu fui navio

            imponente... portentoso... impetuoso

                        E naveguei arrojos

                                   na horizontalidade do oceano imenso...

                                                          

                                              

E fui jangada,

            pequena, serena, pacífica,

                        a me deixar levar nas rédeas dos simples bafejos

                                   a insuflar-me a alvura semi-transparente

                                               da quase fluídica vela balouçante...

                                                                      

Eu fui rochedo...

            E enfrentei a fúria inclemente do sol

                        a me chicotear,

                                   e a ira titânica das marés impetuosas

                                               a me açoitarem o corpo nu...

 

Eu fui alga...

            E devassando os verdes mais profundos

                        emaranhei-me... para construir...

 

                                    Eu fui... Eu fui...

 

Mas veio indômita, hostil, vertiginosa,

            voraz a vida que me arrebatou...

                        Podou-me as asas.

                                    Varou-me o corpo lasso.

                                               Rasgou-me as entranhas.

                                                           Naufragou-me o alento.

                                                                      Fui vencida!!!

 

                        Hoje...

 

            Hoje sou, apenas, de tudo o que ficou

                        a apodrecida madeira de um cais abandonado,

                                   que aguarda, com a mesma indiferença,

                                               o suave roçar das marés semi-adormecidas,

                                                           ou a espumante fúria do oceano...

                                                                                  Eu quase... já não sou...

 

                                                                                             (Linda Brandão Dias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário